Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O Programa

O que é o Programa UFRA Sustentável?

Publicado: Terça, 05 de Fevereiro de 2019, 12h29 | Última atualização em Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 13h45 | Acessos: 94

A Universidade Federal Rural da Amazônia tem como Missão: Formar profissionais qualificados, compartilhar conhecimentos com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Diante disto, assim como, o cumprimento de suas metas e objetivos, surgiu o Programa UFRA Sustentável, criado para atuar em diversas áreas dentro da Universidade, congregando a sustentabilidade em suas práticas cotidianas, através de uma mudança de Cultura Organizacional.

O Programa UFRA Sustentável tem como objetivo reunir projetos e ações desenvolvidas na Universidade que estejam relacionados à sustentabilidade e que envolvam as mais diversas temáticas, entre elas: eficiência energética, redução da utilização de recursos, gestão de resíduos, preservação da flora e fauna, licitações, contratações e construções sustentáveis, educação e sensibilização ambiental, qualidade de vida, incentivo a cursos que envolvam a temática da sustentabilidade, entre outros. Com a reunião e divulgação de todas as iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas na UFRA, o programa busca facilitar a integração, quando possível, dessas ações, reunindo esforços em busca do mesmo objetivo: um mundo mais sustentável.

O programa segue as orientações das principais ferramentas das legislações federais sobre sustentabilidade: a IN 10/2012 do MPOG, que estabelece regras para elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentável; a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade; a Esplanada Sustentável (Sispes), direcionado ao monitoramento do consumo de energia elétrica e de água pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

Todas essas ações constituem, entretanto, apenas um passo inicial na longa jornada de articulação e planejamento da sustentabilidade na UFRA.